ATM é a sigla para Articulação Temporomandibular, que está localizada entre os ossos temporal e mandibular, bem à frente do ouvido. É a articulação que participa dos movimentos da mandíbula quando falamos, mastigamos, engolimos, etc.
DTM é a sigla para Disfunção Temporomandibular, uma disfunção musculoesquelética que acomete a musculatura da mastigação, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. A DTM é uma desordem multifatorial, ou seja, não há um único fator que leva a sofrer com essas dores na face. Há dois tipos de DTMs, segundo a Academia Americana de Dor Orofacial: DTM muscular: mialgia (mialgia local, dor miofascial com espelhamento ou referência), tendinite, miosite, espasmos, contratura, hipertrofia, neoplasia, desordem de movimento e mialgia mediada centralmente. DTM articular: artralgia, a artrite, o deslocamento do disco com e sem redução, a hipo e hipermobilidade da ATM, a osteoartrite, a fratura e a desordem de desenvolvimento congênito
Fonte: De Leeuw R. Dor Orofacial: guidelines for assessment, diagnosis and management. 5th ed. Batavia, IL: Quintessence; 2013.